Amigos pythonistas,

Desde 2016 temos usado a plataforma Meetup como um dos canais de divulgação do nosso Python User Group Sergipe (PUG-SE). Felizmente, o número de pessoas que descobriram o PUG-SE através do Meetup cresceu muito rápido, excedendo o limite de 50 membros por grupo do plano gratuito (atualmente somos 401 pessoas!). Ainda assim, decidimos continuar mantendo o grupo, graças às contribuições de vários pythonistas que ajudaram a cobrir as despesas com a taxa semestral cobrada - em dólares - pela plataforma.

Todavia, os recentes acontecimentos que vêm acentuando a instabilidade econômica em todo o mundo tornaram o câmbio bastante desfavorável. Dessa forma, avaliamos que os benefícios trazidos pelo serviço já não compensam o alto custo de manutenção. Portanto, como forma de reduzir as despesas fixas para manutenção do PUG-SE, decidimos por cancelar o plano de assinatura do Meetup e, por consequência, encerrar o grupo do PUG-SE nessa plataforma. O cancelamento foi feito início de abril, antes da cobrança da semestralidade que teria vigência até outubro de 2020.

Entendemos que as principais funcionalidades do serviço podem ser substituídas por outras ferramentas de menor custo, por uma maior presença nas redes sociais e por uma revitalização do nosso site oficial. Além disso, observamos que, em termos de atração de público para os nossos encontros presenciais, o canal de interação mais efetivo tem sido o grupo do PUG-SE no Telegram.

De acordo com as informações fornecidas pelo Meetup, o grupo https://www.meetup.com/pt-BR/pug-se/ ficará disponível até o dia 22 de maio de 2020, sendo desativado após essa data.

Vale ressaltar que efetuamos os backups das fotos e vamos disponibilizar em um meio para que todos tenham acesso.

Quantos aos apoios via campanha de financiamento coletivo contínuo no Apoia.se, informamos que as metas serão reformuladas em breve, juntamente com as novas ideias de recompensas que estão sendo sugeridas pela comunidade.

Contamos com a compreensão de todos.

Um grande abraço e nos vemos no Telegram!

"