No último dia 30 de abril, aproveitamos a realização da quarta edição do World Plone Day em Aracaju para realizar o primeiro Encontro de Usuários Python de Sergipe. O evento aconteceu na Universidade Tiradentes e contou com a expressiva participação de cerca de 40 pessoas, que aproveitaram a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre Plone e Python, além de entrar em contato com outros interessados na plataforma.

World Plone Day Aracaju

Inicialmente, Rodrigo Amaral apresentou uma rápida palestra institucional sobre o Python User Group de Sergipe (PUG-SE), explicando a motivação por trás do uso de Python e suas tecnologias, e a importância de ter um grupo de usuários local atuante.

Em seguida, foi a vez da palestra do World Plone Day, ministrada por Davi Lima. Foi apresentada uma visão geral sobre o CMS Plone e seu ecossistema: características, vantagens competitivas, oportunidades de mercado, comunidade, perspectivas e etc. Os participantes aproveitaram para tirar várias dúvidas sobre aplicações do Plone, casos indicados de uso da plataforma, entre outras.

A terceira palestra da noite foi sobre o uso do Git para controle de versões, apresentada por Onezino Gabriel Moreira. Conversamos sobre o funcionamento do workflow do Git, boas práticas para gerenciamento de repositórios por parte de equipes em diversos cenários de uso, comandos úteis, etc.

A palestra seguinte foi uma rápida Introdução ao Django, ministrada por Matheus Lima. O grupo demonstrou muito interesse e participou bastante, tanto que decidimos, de comum acordo, deixar a palestra sobre Criação de plugins para Sublime Text que seria apresentada em seguida para o próximo encontro.

Por fim, realizamos um sorteio dos brindes gentilmente cedidos por nossos patrocinadores PyCursos e Treinamentos.mobi. Além deles, gostaríamos de agradecer à Universidade Tiradentes pela total disponibilidade e apoio ao evento, inclusive incentivando os alunos interessados a participar.

logo-pycursos

logo-treinamentos.mobi

Em breve teremos mais uma edição do Encontro do PUG-SE! Para ficar por dentro, assine a nossa lista de discussão.

Confira algumas fotos do evento.

"