Foto oficial do encontro

Em 2019, as atividades do PUG-SE começaram mais cedo do que de costume. Antes mesmo do carnaval a turma já estava entusiasmada para compartilhar conhecimento sobre Python. Então, com o apoio da Faculdade Estácio/FASE que gentilmente hospedou o evento (valeu, Felipe e Márcio!), realizamos mais uma edição dos meetups do Python User Group Sergipe.

Atendendo a pedidos, conseguimos marcar o encontro para um dia de sábado pela manhã. O novo horário foi aprovado pelos participantes e, de agora em diante, esperamos realizar os próximos meetups aos sábados. A mudança de dia e o apoio da Estácio na divulgação fizeram diferença positiva no comparecimento do público, que ocupou boa parte da sala.

Tivemos ainda o sorteio de brindes! Dessa vez os participantes concorreram a um exemplar do livro Introdução à Programação com Python, um dos melhores recursos para iniciantes disponível em português.

Coletando dados públicos com Python

Tony Campos abriu o evento falando sobre como coletar dados por meio de APis públicas utilizando Python. Como exemplo, Tony mostrou como usar dados meteorológicos do CPTEC/INPE em um projeto de automação residencial.

O código demonstrado na palestra está disponível no Github.

Python: a jornada para se tornar um Jedi

Na segunda palestra da manhã, Gabriel Thiago compartilhou sua trajetória no aprendizado de Python ao mesmo tempo em que apresentou um rápido tutorial da linguagem. De forma didática e bem humorada, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as principais características da sintaxe e os recursos embutidos que permitem criar aplicações avançadas escrevendo pouco código.

Como exemplo, Gabriel demonstrou como escrever um programa para acessar a API do Twitter. Slides e código usados na palestra estão disponíveis no Github.

Fotos do Evento e Meetup

Confira também as fotos do evento postadas no Meetup do grupo!

Lembrando: estamos também no Telegram. É a melhor forma de conhecer a comunidade!

"